05/09/2018 às 01h12

No dia 20 de Agosto de 2018, os garis iniciaram grande mobilização reivindicando melhorias nas condições de trabalho, click aqui e veja a matéria.

A partir dai, várias reuniões aconteceram no intuito de solucionar questões apresentadas pelos servidores, hoje dia 04 de Setembro o impasse foi solucionado através da interlocução da Câmara Municipal de Vereadores. Em várias sessões da câmara de vereadores, os trabalhadores da coleta de Lixo marcaram presença, reivindicando condições de trabalho e valorização.

Com o corte de horas extras o serviço de coleta de Lixo ficou limitado ao o horário de 6 horas de expediente. Após varias reuniões entre Sindicato, representantes dos garis, Vereadores e Gestão e entendendo a importância do serviço que é essencial a sociedade, a Prefeitura Municipal apresentou uma proposta para os servidores, que foi aceita pela categoria na noite dessa terça-feira 04.

A negociação final aconteceu após a sessão da câmara, nas dependências da Secretaria de Obras, estavam presentes o Secretario de Obras Carlão, Secretário de Gestão Andre Mudri, Secretário de Finanças Thiago Evaristo, o Presidente da Câmara vereador Vladimir Ferreira , Vereador Vilmar Vendrusculo, Vereador Sinval Batista, Vereador Adelson , Vereador Careca da Iluminação, Vereador Abilio Vaneli, Vereador Odes, a Diretoria do SINSMC e o Advogado do SINSMC Dr. Caio Campos.

Todos os Trabalhadores da Coleta de Lixo estavam presentes na negociação, os demais vereadores participaram das reuniões junto com os representantes dos trabalhadores na Câmara Municipal e ajudaram nas negociações.

Ficou acordado entre as partes com o aval do Sindicato que:

  • Os trabalhadores se limitaram há 30 horas extras por mês
  • Correção de Abono Coleta de Lixo de R$ 150,00 para R$ 450,00
  • Retorno da coleta no Horário reivindicado pelos Trabalhadores

Até o Fim do decreto que vai até dia 31 de Janeiro de 2019

Os Trabalhadores fizeram compromisso em acelerar a coleta para normalizar a limpeza da cidade até o feriado de 07 de Setembro.

O SINSMC preza pelo Diálogo e sempre procurou o poder executivo pelas vias legais, a categoria dos garis mostram mais uma vez que a união dos trabalhadores é o fator principal para reivindicar direitos e o dialogo deve permanecer para solucionar todas as questões.