Aluizio São José não consegue explicar atrasos e Apropriação Indébita
A Sessão da câmara municipal de coxim do dia 11 de Junho, foi marcada pela confusa apresentação de slides e a tentativa de explicação sobre os constantes atrasos salariais e de repasses da Prefeitura Municipal de Coxim.
Há mais de quatro anos o Prefeito Municipal de Coxim Aluizio São José (PSB) vem cometendo atos de improbidade administrativa e apropriação indébita comprovada, ou seja desconta do salário do servidor e retém para uso do dinheiro em outros fins.
Estavam presentes na sessão, o Promotor de Justiça Dr. Marcos André, Agentes Políticos, Assessoria contábil da Prefeitura, Funcionários Municipais e População.
Inicialmente o Gestor apresentou explicações do que é receita e suas fontes (somente), logo já convidou o Secretário de Gestão André Mudri para tentar explicar a triste situação, apenas confirmou as ilegalidades na presença da Promotoria,Vereadores e Servidores, afirmando que aconteceu e ainda acontece a Apropriação Indébita por parte da Prefeitura. Em suas tentativas de explicação o Secretário de Gestão mostrou-se inseguro quanto as informações e dados, não expondo com clareza e transparência.
Já era esperado que o Gestor não conseguiria explicar e justificar as ações de má gestão.
Após a frágil apresentação foi aberta a oportunidade aos Vereadores para tirar todas as duvidas em relação aos atrasos, como de costume apenas quatro vereadores fizeram perguntas ao Gestor, sendo eles a Vereadora Lucia da AAVC, Vereador Sinval Batista , Vereador Careca da Iluminação e Vereador Abilio Vaneli. Onde fizeram as seguintes Perguntas:
- Baseado na Ação Civil Pública número 0900014-86.2018.8.12.0011 que tem como autor o Ministério Público e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, onde existe uma decisão judicial dando a ORDEM para que seja feito o pagamento dos salários dos servidores até o QUINTO DIA ÚTIL e que Vossa Excelência NÃO ESTÁ cumprindo. O que o senhor pretende fazer para definitivamente pagar os salários até o QUINTO DIA ÚTIL? Ou o senhor pretende continuar DESCUMPRINDO uma ordem judicial e todas as leis trabalhistas e constitucionais?
- Quando os salários começaram a atrasar quais foram as providências tomadas para resolver essa situação?
- Porque o poder Executivo não aplicou as medidas de economia apresentadas pela Comissão de negociação da Educação e pelo Sindicato?
- Qual explicação Técnica para manter os cargos comissionados diante desta dificuldade apresentada.
- Diante da suposta crise Porque a prefeitura não ocupou o Prédio do antigo fórum, que ate o momento traria uma economia em aluguel de mais de 1.300.000,00 (UM MILHÃO E TREZENTOS MIL REAIS)
- Porque todos os Municípios do estado e da federação estão com os pagamentos regularizados, a Crise só acontece em Coxim ou é uma Crise de Gestão?
- Porque durante o Período Eleitoral de 2016, a Folha de Pagamento teve um acréscimo estrondoso, por acaso não foi ai que crio-se a CRISE DE GESTÃO?
- Se o município já não conseguia honrar os compromissos, porque convocou e contratou pessoas fora da vaga apresentadas no concursos, era de extrema necessidade?
confira a transmissão da sessão na Página do SINSMC https://www.facebook.com/1428884670521422/videos/1137373533114344/
Ainda fizeram o uso da tribuna o Vereador Marquinhos Vaz e Vereador Vladimir Ferreira, Marquinhos defendeu a gestão municipal e ainda relatou que os servidores presentes estavam fazendo ‘SHOW’, Observação: (Os servidores Presentes estão Proibidos de fazer consignados a mais de Dez Meses porque a prefeitura deve aos Bancos em média Três a Quatro parcelas dos empréstimos consignados descontados em folha, Também estão recebendo os salários com atrasos a mais de quatro anos, os servidores presentes que supostamente estão dando um ‘SHOW’ estão a mercê sem a garantia de plano de saúde pois a Prefeitura de Coxim se apropria dos valores descontados em folha e não repassa ao plano CASSEMS e IMCAS chegando a suspender atendimentos e serviços, também a Previdência é descontada e não repassada, a exemplo; a parte servidor de 11% que a prefeitura de coxim de Junho de 2018 a Janeiro de 2019 foi apropriou-se indevidamente, o possível ‘SHOW’ relatado pelo Vereador é por essas causas). ainda o Vereador Marquinhos Vaz disse que não foi apresentado soluções, somente foi apontado o dedo, Observação: (O SINSMC sempre protocolou ao Poder Executivo e Poder Legislativo alertas e possíveis soluções para adequação e economia.)
Já o Vereador Vladimir Ferreira foi duro com o Gestor e disse que a prefeitura vai ter que tomar medidas drásticas para não inviabilizar ainda mais o município, medidas como: Cortes de DGA´s, Produtividades, Horas Extras, Dedicação Plena, Comissionados e Contratados e rever o Funcionamento da Máquina.
Ao Público Presente foi anunciado pelo próprio prefeito que a situação vai piorar nos próximos dias.
O SINSMC acredita que os salários passaram de 45 dias de atrasos.
Para o SINSMC a fraca explanação não alcançou o objetivo, foram apenas alguns slides que fogem do numero real apresentado no portal da transparência, “Infelizmente o Gestor transparece a inabilidade e o desrespeito junto aos trabalhadores do município, O Gestor Mente! , mesmo na presença do promotor de Justiça que processou a Prefeitura pelos atos de Irresponsabilidade., Hoje o Servidor só tem a Justiça, somente a Justiça para por fim nos desmandos e Crimes relatados na Ação Civil Pública proposta pelo MPE, ainda confiamos na Justiça, o Bloqueio das contas da prefeitura deve ser imediato! para garantir os pagamentos e repasses, na nossa visão Aluizio debocha da Justiça e do Servidor, Já deveria ter sido afastado!” afirmou Paulo Monteiro Presidente do SINSMC.
DESPREPARO
A Gestão deixou a desejar as informações apresentadas, e não levou levantamentos dos gastos com comissionados, DGAs e contratos, Alugueis entre outros.
O SINSMC AGUARDA UM POSICIONAMENTO DA JUSTIÇA ANTES DE DELIBERAR GREVE.