17/08/2017 às 15h48

Ao longo de sua história o SINSMC conquistou vários benefícios para o servidor municipal: sede recreativa, sede administrativa, assessoria jurídica, descontos em serviços, entre outros. Uma das principais conquistas foi a credibilidade junto ao comércio da região que, através do cartão SINSMC, poderia vender para o servidor sem risco de inadimplência.
Para se ter uma ideia, o Cartão SINSMC fomentou na economia municipal um total de quase 10 milhões de reais nos últimos anos. A certeza é que todo esse dinheiro foi gasto em nosso município, movimentando a economia local, gerando emprego e revertendo em arrecadação de impostos para a prefeitura.
Apesar de toda esta movimentação financeira o Prefeito Aluízio São José decidiu cancelar o cartão SINSMC, alegando que não existe nada na lei para que essa parceria entre Sindicato e comerciantes continue. A iniciativa gerou muita estranheza, visto que na sua própria gestão passada o Cartão funcionou normalmente e a LEI Nº 991/2001, de 20/03/2001  ampara o funcionamento.
Muitos servidores entenderam que o corte no cartão tratou-se de uma represália às firmes iniciativas do sindicato denunciando ações que prejudicam o servidor municipal.
Depois de um momento de desespero dos servidores que do dia para a noite ficaram sem crédito para comprar produtos básicos de alimentação e medicamentos, sendo necessário o Sindicato ajudar com cestas básicas nos casos mais extremos, quem agora lamenta a decisão arbitrária do Prefeito Aluízio São José são os comerciantes, onde alguns viram suas vendas despencarem.
Nas últimas três semanas, vários comerciantes procuraram a sede sindical para saber se o Cartão iria voltar a funcionar. Nos tempos de crise, recessão e alta inadimplência, os pequenos empresários não tem como concorrer com as empresas maiores. No cartão SINSMC as compras poderiam ser parceladas em até 10 vezes e sem risco de calote.
“Eu gostaria que voltasse o Cartão SINSMC porque meu comércio é pequeno e se eu vender parcelado e não receber, eu não aguento. Quando tinha o cartão, eu ficava tranquilo, sabia que ia receber. Agora, não tá fácil”, desabafou um comerciante local na sede sindical.
Somente nos últimos 3 anos o Cartão SINSMC injetou na economia coxinense mais de 4 milhões de reais, garantindo o aquecimento econômico local. No ano em que parecia que o Cartão SINSMC iria bater o recorde de recursos, houve o trágico corte do cartão.
O SINSMC tem levado a reivindicação de retorno do Cartão SINSMC ao Prefeito Aluízio, mas até agora o que se ouve é que a decisão já foi tomada e não há interesse na volta do Cartão SINSMC.
No entanto, o SINSMC não vai desistir da luta em favor do servidor. A pauta “Cartão SINSMC” está entre as reinvindicações que serão apresentadas durante a paralização que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto.
Na ocasião, conforme a decisão soberana da Assembleia Geral, haverá a concentração na concha acústica para uma manifestação que se deslocará até o semáforo próximo à Feira do Produtor, sendo que estarão presentes representantes sindicais de várias regiões do estado, garantindo o apoio e a legitimidade da manifestação.

lei 2001