Cassems de Coxim bloqueada?
Os servidores que precisaram de atendimento médico pela CASSEMS na tarde da sexta-feira do dia 07 de abril tiveram uma infeliz surpresa: a Prefeitura não teria repassado o valor da mensalidade descontada do servidor? o que esta acontecendo?
O desespero tomou conta de alguns servidores que souberam da notícia e correram ao SINSMC – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Coxim – para verificar se não se tratava de boato. Infelizmente a notícia do não atendimento era verdadeira, causando alvoroço e revolta entre os servidores.
O pagamento das mensalidades do plano de saúde acontece da seguinte maneira: 1- o servidor que adere ao plano de saúde aceita ter descontado em sua folha de pagamento o valor da mensalidade; 2- a Prefeitura de Coxim soma os valores descontados de cada servidor junto a parte patronal e repassa à CASSEMS o total das mensalidades; 3- a CASSEMS recebe da Prefeitura o valor descontado do servidor e registra como valor pago.
O problema acorreu quando a administração do Prefeito Aluízio São José descontou do servidor, mas não teria pago o plano de saúde, causando desespero entre os usuários da CASSEMS que trabalham na prefeitura. “Tenho cirurgia marcada para operar minha coluna dentro de alguns dias. E estou me preparando há meses… se não der certo agora, eu não sei o que fazer”, disse uma servidora pública que compareceu no Sindicato completamente desesperada. Tentamos entrar em contato com a representantes da prefeitura, mas não foi possível até o fechamento desta matéria.
Aconteceu com o IMCAS – Instituto Municipal dos Servidores de Coxim e Assistência Social –, que acumula uma dívida de mais de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais) e agora enfrenta dificuldades por falta de repasses que já foram descontados da folha de pagamento do servidor. Se o plano de saúde da CASSEMS impor dificuldades pelo mesmo motivo, a situação do servidor será de total desamparo.
Sabemos que um plano de saúde respeitado como é a CASSEMS não cancelaria o atendimento aos servidores de Coxim de uma hora para outra, e por isso a preocupação: como estão acontecendo os repasses para a instituição? Estaria de fato a gestão do prefeito Aluízio descontando do salário do servidor, mas deixando de pagar o convênio de saúde?
O SINSMC chama a atenção dos vereadores da Câmara Municipal de Coxim para o dever de fiscalizar as ações do Poder Executivo da cidade, de modo a representar a população que os elegeu. Cabe esclarecer que o Sindicato não tem poder para exercer esta função e por isso chama a tenção da população para cobrar dos vereadores que atuem de forma enérgica contra qualquer ameaça para a administração pública. O SINSMC estará lutando lado a lado com o servidor para que seus direitos sejam respeitados.