04/10/2018 às 07h44

Conforme convocação do SINSMC os Servidores Municipais de Coxim participaram da assembleia geral extraordinária, que aconteceu no dia 03 de outubro as 18:30 na sede do SIMTED de coxim.  Após a explanação da triste realidade da vida funcional dos trabalhadores do município, os Servidores Municipais de Coxim por Unanimidade deliberaram GREVE GERAL por tempo indeterminado a partir do dia 08 de Outubro de 2018.

Na Pauta de reivindicações a principal solicitação é a data base de Pagamento. “nenhum município do estado de Mato Grosso do Sul passa por este caos, esta crise que é pregada é MENTIRA, a falta de gestão trouxe a dificuldade para a vida dos servidores municipais” lembrou Paulo Monteiro, presidente do SINSMC.

O que provocou a revolta dos servidores, foi o fato da prefeitura ter recorrido ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para suspender a Liminar da Justiça de Coxim que Obrigava o Prefeito Municipal pagar os salários até o quinto dia útil do mês.  O fato da prefeitura ter ficado obrigado a pagar o salário em dia, que é normal em qualquer cidade justa, fez com que o prefeito tomasse algumas medidas, por exemplo:

  • Tirou todas as gratificações dos servidores que exercem cargos de chefia
  • Cortou as horas extras dos Vigias, Garis, Motoristas de Ambulâncias e etc.

Mas Manteve os contratos de agentes políticos, demonstrando pouca preocupação diante da situação.

Após a retirada destes benefícios, o Prefeito Aluizio São José do PSB,  entrou com um agravo pedindo suspensão da decisão e foi acatada pelo desembargador de Justiça no TJMS. Ficou claro a falta de comprometimento com a vida do servidor público municipal de coxim.

Problemas

O atraso salarial que chegou a 50 dias nos últimos dias, a prefeitura de coxim se apropria dos valores que são descontados dos servidores municipais como:

  • Parte servidor da Previdência – IMPC 11%( mais de 500.000,00) meio milhão de reais!
  • Parte Patronal da Previdência -IMPC 26.85% (Vive de reparcelamento, inviabilizando a saúde financeira do Instituto e comprometendo a receita do município)
  • Consignados no salário do Servidor (empréstimos, pensão alimentícia, sindicato, plano de saúde) passa de três Meses.
  • CASSEMS – Atrasado até dois Meses.
  • IMCAS – Passa de Um milhão a dívida.
  • SINSMC – Passa de 130.000,00 – inviabilizando o funcionamento do sindicato (o cala a boca)

Este comportamento é Crime, a câmara municipal de coxim foi oficializada a muito tempo e não tomou as medidas Legais. Também foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado de MS, MPE e Todos os Órgãos de fiscalização e de investigação.

O SINSMC comunicará a Prefeitura Municipal de Coxim, conforme a legislação.  Foi criada uma comissão de negociação permanente para tratar os assuntos com o poder executivo seguindo uma pauta de reivindicações.

A partir do dia 08 de Outubro Não haverá aula nas unidades escolares e Vários setores estarão em funcionamento reduzido por tempo indeterminado.

SINSMC – Lado a Lado com você Servidor!

Comunicação SINSMC.