25/08/2017 às 21h48

No último dia 24 de agosto os servidores municipais de Coxim mostram sua força em manifestação que contou com a presença de mais de 150 manifestantes que, seguidos por um Trio Elétrico, tomaram conta da avenida Virgínia Ferreira, principal via da cidade.
Os manifestantes foram as ruas em protesto pedindo pagamento dos salários em dia, pagamento da previdência, convocação dos aprovados em concurso público realizado ano passado, entre outros.

A mobilização aconteceu depois que todas as formas de negociação foram esgotadas e nenhuma das reivindicações foram atendidas pelo prefeito Aluízio São José.
A concentração dos servidores aconteceu na praça da Concha Acústica a partir das 15:00 horas e as 16:00 horas o Trio Elétrico começou a se movimentar. O presidente do SINSMC, Paulo Monteiro, se encarregou de motivar os manifestantes que marchavam gritando palavras de ordem, como: “O povo unido, jamais será vencido!” e ainda “Sou servidor, respeite o trabalhador!”.

Do alto do Trio Elétrico, Monteiro ia explicando para a população os motivos da manifestação, e denunciando a situação dos servidores municipais, intercalando com a canção Pé-de-cedro, hino oficial de Coxim.

Como o Trio Elétrico Trovão é um dos carros de som mais potentes do Centro-oeste, a população ficou impressionada: os lojistas pararam suas atividades e as portas dos comércios ficaram lotadas enquanto a carreta se deslocava com faixas de protesto nas laterais. Algumas pessoas olhavam espantadas, enquanto outras, conhecendo a realidade em que o município de Coxim se encontra, aplaudiam e gritavam palavras de incentivo e apoio a manifestação.
A Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST/MS) e a Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais (FESERP/MS) estiveram presentes na manifestação e contribuíram para que o evento fosse realizado, trazendo o Trio Elétrico Trovão, distribuindo camisetas e prestando assistência jurídica necessária. “O servidor municipal de Coxim está de parabéns. Em um evento como esse é comum que os funcionários sejam ameaçados, perseguidos, e até tenham o dia cortado, mesmo sendo a manifestação um direito do trabalhador. Mas o que vi hoje aqui só me traz a certeza de que os trabalhadores não foram intimidados.”, afirmou José Ferreira, presidente da FESERP.
A data escolhida, dia 24 de agosto, não foi por acaso. Neste dia, o Rally dos Sertões, evento de projeção nacional, estava passando por Coxim. O objetivo era o de chamar a atenção das autoridades para a precariedade em que se encontra o servidor púbico municipal.
Ao final do evento o que se via eram servidores satisfeitos com o resultado da manifestação. “Nosso objetivo era só o de registrar nossa insatisfação, principalmente com os salários atrasados e a convocação do concurso realizado ano passado. Eu passei em primeiro lugar e ainda não fui chamado, mesmo tendo gente contratada trabalhando”, afirmou um funcionário aprovado no concurso mas trabalhando como prestador de serviço na vaga do concurso.
“Hoje eu saio daqui com a alma lavada, e tenho certeza de que todos que estiveram neste evento também.”, afirmou outra funcionária, insatisfeita com o atraso no pagamento.

O presidente do SINSMC agradeceu a presença de todos dizendo que a luta só está começando. “Hoje o servidor municipal de Coxim mostrou que está atento. Com essa manifestação, os servidores que ficaram com medo se sentirão encorajados. Estamos só começando nossa luta! Caso o prefeito Aluízio São José continue a ignorar a categoria, faremos outra manifestação, mas agora será na cidade toda!”, afirmou Monteiro, que também agradeceu a polícia militar pelo auxiliar o transito durante o evento.