SINDICATO E PREFEITURA FINALMENTE RETOMAM DIÁLOGO
Na tarde do dia 12 de julho, o SINSMC – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Coxim – e a Prefeitura Municipal realizaram um encontro para discutirem temas relacionados a vida do servidor municipal.
Desde o início do ano, a diretoria do SINSMC vem atuando energicamente na defesa de seus filiados, e vários foram os momentos de confronto entre as partes. De um lado, a Prefeitura alegando não ter condições de atender as solicitações, e de outro, o Sindicato marcando pressão e apontando soluções possíveis para a melhoria da qualidade de vida do servidor municipal.
Nas várias reuniões que ocorreram desde o início do ano, as partes não chegaram a acordos em que saíssem satisfeitas, mas este último encontro foi diferente. Com o apoio dos vereadores, reuniram-se nesta quarta-feira Paulo Monteiro, Simone Gomes e José Bonifácio, representando o SINSMC, o Prefeito Aluízio São José e o Secretário de Gestão Rufino Tigre, representando o Executivo, bem como os vereadores Franciel de Oliveira e Sinval Batista, sendo que os demais vereadores, apesar de estarem em outro evento, também contribuíram para o encontro.
O presidente do SINSMC, Paulo Monteiro, iniciou sua fala cobrando do prefeito que o pagamento dos servidores não atrasasse mais, e que todo trabalhador deve receber no início do mês, e não é possível que o atraso dure até o final do mês ou no mês seguinte, pois o pagamento atrasado prejudica o trabalhador.
Foram abordados também os seguintes temas: periculosidade dos vigias, pagamento de diárias dos motoristas da saúde, concurso público, condições de trabalho dos servidores, entre outros.
Durante sua fala, o Prefeito Aluízio demonstrou atenção em dialogar sobre estes temas, sendo de seu interesse que o servidor tenha boas condições de trabalho, mas que não foi possível atender todas as reivindicações do SINSMC antes por uma questão de arrecadação, que é baixa em nossa cidade, o que dificulta ações imediatas. O prefeito também se colocou à disposição para retomar o diálogo com o SINSMC e que as reivindicações são justas, sendo necessário agir em parceria para construir um futuro que atenda a todos.
Em resumo, a reunião decidiu que: será feito um estudo para que o pagamento dos servidores aconteça até o dia 20 de cada mês para todos os servidores; as condições de trabalho de cada servidor será revista com laudo técnico de entidade especializada; a periculosidade dos vigias será revista; os aprovados em concurso público serão convocados aos poucos, sendo importante a participação dos servidores para ouvir o Promotor em Audiência Pública que tratará do serviço público municipal; o pagamento das diárias dos motoristas da Secretaria de Saúde acontecerá junto com o salário, reivindicação do vereador Sinval Batista; oferecimento de capacitação para os servidores em parceria com o sindicato; reunião mensal entre SINSMC e Prefeitura para que o filiado ao sindicato tenha suas reivindicações ouvidas, sugestão do vereador Franciel.
O presidente do sindicato, Paulo Monteiro, disse que saiu satisfeito da reunião e que é muito bom quando as partes conversam e chegam a um acordo. “Durante todos estes meses o SINSMC atuou de forma enérgica na defesa dos seus filiados e alguns momentos nos forçaram a muita luta e confronto e até chegamos a ser acusados de ser contra o Aluízio. Isso nunca foi verdade. Tenho dito que o nosso sindicato não é contra ou a favor de nenhum vereador, prefeito, deputado, ninguém. Somos a favor do servidor municipal. Estamos do lado do servidor e sempre vamos estar lutando por seus interesses. Hoje nós fomos ouvidos e por isso eu agradeço o Prefeito Aluízio sua equipe e os vereadores por atender a categoria”, afirmou Monteiro, que também agradeceu aos vereadores por participarem da construção deste diálogo.
No entanto, estas conquistas e a retomada do diálogo não seria possível sem a união entre os servidores municipais que sempre estiveram presentes nas assembleias e reuniões, demonstrando força para a categoria. O SINSMC sempre estará lado a lado com o servidor público municipal.